CONGRESSO DOS TÉCNICOS AGRÍCOLAS
1 – PARTICIPAÇÃO DE AUTORIDADES.
A participação de autoridades é muito importante para o Congresso dos Técnicos Agrícolas. Neste sentido estamos nos organizando para termos presente no evento deputados estaduais, federais, senadores, ministros, governadores e demais autoridades do Poder Público e da iniciativa privada.
Direção da FENATA com Senador Ivo Cassol -RO e Deputado Carlos Magno – RO
Direção da FENATA com os Senadores de SC: Cacildo Maldaner e Luiz H. da Silveira
A Direção da FENATA também esteve com o Dep. Fed. Aldo Rebelo (SP) para cumprimentá-lo pelo excelente trabalho como relator do código florestal.
Aldo Rebelo que estudou em colégio agrícola no Estado de Alagoas, não concluindo o curso, foi convidado a participar do Congresso dos Técnicos Agrícolas em Bento Gonçalves.
Presidente da FENATA, Dep. Carlos Magno, que é Técnico Agrícola, e o Senador
Eunício de Oliveira que concluiu o curso de Mestre Agrícola no Estado do Ceará.
Queremos mostrar aos presentes a força e a organização dos Técnicos Agrícolas. Precisamos fortalecer a idéia que a presença dos Técnicos Agrícolas em todos os cenários da atividade agropecuária brasileira é de Fundamental Importância.
2 – PARTICIPAÇÃO DE TODOS ESTADOS
Alguns estados ainda não confirmaram suas participações no III Congresso Nacional. É preciso agilizar as inscrições, porque a FENATA tem contrato firmado com os Hotéis em termos de hospedagem e alimentação.
Ponderamos que é importantíssima a representação de delegações dos Estados, principalmente quando a categoria vai comemorar 100 anos de profissão.
Lembramos que as inscrições precisam ser formalizadas no máximo até 30 de junho próximo, porque após esta data a FENATA precisa liberar os apartamentos bloqueados, por ser período de alta temporada e de ocupação máxima dos hotéis da rede contratada pela Federação.
2.1 – Bandeira dos Estados
Estamos organizando que na abertura (28/07/11) e encerramento (30/07/11) do Congresso, as delegações de cada Estado desfilarão com suas respectivas bandeiras.
2.2 – Número de Participantes
Até a presente data já estão inscritos no Congresso em torno de 650 participantes e a meta da FENATA é que este número ultrapasse os 1000 participantes.
3 – HOMENAGENS AOS TÉCNICOS AGRÍCOLAS
3.1 – Pela FENATA serão homenageados os seguintes Técnicos Agrícolas com o prêmio 100 da profissão.
- TÉC. AGR. HUGO MATIAS BIEHL – SC
- TÉC. AGR. RAIMUNDO GOMES DO NASCIMENTO – PA
- TÉC. AGR. NEUZA DOS ANJOS – PB
- TÉC. RURAL: LEONEL DE MOURA BRIZOLA (PÓSTUMA)
- TÉC. AGR. MÁRIO LIMBERGER – RS
3.2 – Pela ATARGS serão homenageados os seguintes Técnicos Agrícolas com o prêmio ATARGS 70 anos.
a) Últimos três Presidentes da ATARGS.
- TÉC.AGR. PAULO FERNANDO SCHNEIDER – GUAÍBA
- TÉC. AGR. SÉRGIO FÁVERO - GUAÍBA
- TÉC.AGR. CELESTINO MUNARI – BUTIÁ
b) Os Técnicos Agrícolas que acompanharam Mário Limberger na reorganização da ATARGS até os dias de hoje.
- TÉC. AGR. SADI PEREIRA – IJUÍ;
- TÉC. AGR. PEDRO PITTOL – IJUÍ;
- TÉC.AGR. GILBERTO AIOLFI – SANTO ÂNGELO.
c) Entrega do Prêmio Técnico Agrícola Produtor Rural 2010.
- TÉC. AGR. CLÁUDIO FELIN.
4 – FENATA NO BANCO DO BRASIL
A Diretoria da FENATA acompanhada pelo Deputado Federal Osmar Serraglio (PR), esteve em audiência com o vice-presidente do Banco do Brasil, ex-senador pelo Estado do Paraná, Osmar Dias para resolver os problemas gerados pelo CONFEA com relação à atribuição dos Técnicos Agrícolas de realizar pericias, laudos, consultorias, etc... no que diz respeito ao Proagro.
Foi ponderado ao vice-presidente do Banco do Brasil que a manifestação do CONFEA ao Banco é ilegal porque contraria decisão judicial impetrada pela FENATA contra o próprio conselho. Na decisão Judicial o Conselho Federal está proibido de reduzir as atribuições dos Técnicos Agrícolas.
5 – TRANSPORTE
A FENATA esta organizando o transporte dos Colegas dos Estados do aeroporto a Bento Gonçalves e retorno.
É importante que as delegações organizem os horários para facilitar o transporte a partir da chegada em Porto Alegre.
Também haverá transporte de ônibus entre os hotéis durante o Congresso.
6 – DIFICULDADES FINANCEIRAS
Precisamos organizar o maior e o melhor evento da história dos Técnicos Agrícolas. Sem dúvida estamos encontrando muitas dificuldades financeiras porque muitos colegas não pagaram a Contribuição Sindical em 2011.
Agora estamos dependendo de recursos externos para custear a impressão do Livro 100Anos do Técnico Agrícola, bem como do DVD.
Precisamos lembrar a todos os Técnicos Agrícolas e também para algumas lideranças do nosso movimento que a principal fonte de renda de FENATA é a Contribuição Sindical. Muitos não tiveram o capricho de retirar sua guia e pagar a Contribuição Sindical, deixando que este recurso fosse desviado para outras entidades sindicais, que nada tem a ver com a profissão do Técnico Agrícola.
No entanto, apesar das dificuldades, estamos na luta e com muita motivação para organizar o melhor evento da história dos Técnicos Agrícolas. Será a grande oportunidade de demonstrar a força e a organização de nossa profissão.
Decisão da FENATA
Diariamente muitos Técnicos Agrícolas procuram a FENATA na busca de diversas informações e principalmente de orientações sobre o exercício das atribuições profissionais que muitas vezes são negadas por órgãos públicos, conselhos e etc. Muitos até exigem soluções, sem que tenham feito a sua parte como profissional.
Diante deste quadro, a direção da FENATA com base na resolução por unaminidade no último encontro nacional em Brasília (fev 2011) resolveu implementar que somente serão atendidos aqueles Técnicos Agrícolas que comprovarem o pagamento da Contribuição Sindical e que estejam filiados a entidade de classe no seu Estado.
“A Direção da FENATA entende que ninguém tem o direito de exigir se não cumprir com suas obrigações mínimas.”
7- PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO (Resumo)
Dia 27 de julho (Quarta-feira)
Recepção e transporte dos colegas a Bento Gonçalves/RS.
Credenciamento
Dia 28 de julho (Quinta-feira)
Desfile das delegações com as bandeiras dos Estados.
Apresentação do DVD 100 Anos do Técnico Agrícola
Sessão solene de abertura
Coquetel
Dia 29 de julho (Sexta-feira)
Homenagens da FENATA e ATARGS
Posse da Diretoria da FENATA (Gestão 2011 - 2014)
Jantar Italiano com música típica.
Dia 30 de julho (Sábado)
Desfile das delegações com as bandeiras dos Estados.
Sessão solene de encerramento.
Jantar Churrasco de confraternização com música típica.
8 - FENATA NO GLOBO RURAL
Em breve, o programa Globo Rural (Domingo pela manhã), irá exibir uma reportagem sobre a prescrição do receituário pelos Técnicos Agrícolas. Foram entrevistados os colegas do Ceará, Espírito Santo e o Presidente da FENATA, além dos CREAs daqueles Estados , bem com o CONFEA.
O Presidente da FENATA deixou muito claro ao pessoal do Globo Rural que os CREAs e o próprio CONFEA são autarquias federais, sem representatividade. Eles não representam ninguém, porque são órgãos de fiscalização e principalmente de arrecadação.
Solicitamos divulgar entre todos os colegas sobre esta reportagem, que deverá ser polemica, porque já conhecemos a posição histórica dos nossos “oponentes.”
9 – RESPONSABILIDADE TÉCNICA NO PARANÁ
Finalmente acabou a manobra dos agrônomos do CREA/PR e da Secretaria da Agricultura do Estado do Paraná, que durante anos dificultaram os Técnicos Agrícolas a assumir a responsabilidade técnica de empresas do comércio de agroquímicos no Estado, veja a reportagem no site da FENATA.
10 - NOVO BOLETIM DA FENATA
Estamos preparando um novo boletim da FENATA, para divulgar que a atual direção do CONFEA não esta cumprindo as decisões judiciais. Ainda na semana passada denunciamos o Conselho, no processo judicial em Brasília, que a FENATA impetrou contra o CONFEA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário