quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ENCONTRO NACIONAL - SÃO PAULO


 
 
O XXVII Encontro Nacional dos Técnicos Agrícolas será realizado na cidade de São Paulo, nos dias 2 e 3 de dezembro próximo.
 
A pré-pauta do encontro já está disponibilizada no site da Fenata, sendo que o ponto central será como executar a sentença judicial para que os Crea(s) cumpram na íntegra as atribuições dos Técnicos Agrícolas.
 
Solicitamos que todos viagem à São Paulo no dia 1° de dezembro (quinta-feira) a fim de permitir o inicio da agenda no dia seguinte.
 
Pela importância da programação a presença dos assessores jurídicos é extremamente importante.
 
Solicitamos comunicar a Fenata, o mais depressa possível, o nome dos participantes de seu estado, a fim de facilitar as negociações da hospedagem e auditório (hotel).
 
 
 
Atenciosamente,
 
Téc. Agr. Mário Limberger
Presidente da FENATA

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

DIA DO TÉCNICO AGRICOLA

Nobres Companheiros,


O dia 05 de Novembro é dia de festejar, DIA NACIONAL DO TÉCNICO AGRICOLA. Prossicionais estes de importância incontestável para Humanidade, ações dos Técnicos Agrícolas favorece o alimento em qualidade e quantidade na mesa de cada nos quatro cantos do mundo, contribui para perpetuação da espécie com práticas de preservação ambiental, pelo uso adequado de técnologias, de fato transforma vidas e muitas vidas.

Parebenizamos a Todos Os Técnicos Agrícolas por todos os atos de grandeza realizado nesses 100 anos de existência, parabens pelo empenho, dedicação.

DESEJAMOS A TODOS UMA NOVA ETAPA DE GRANDEÇA E SUCESSO.

Familia MTA.


José Robson Silva Oliveira
Técnico em Agropecuária
   Presidente do MTA



075 9907 2523
       8110 6173
071 9295 8925

Faça Sua Contribuição Social!

Agência 1448
CP 078.387-1
OP 013
Caixa Econômica Federal
    OU
Agência 3017-1
CC 16.382-1
Sicoob Coopere

DIA DO TÉCNICO AGRICOLA





A data que leva a sociedade brasileira a festejar o dia 05 de novembro com homenagens e manifestações aos Técnicos Agrícolas, tem no seu histórico uma trajetória de trabalho e muita luta, que até hoje persiste para vencer os obstáculos que dificultam o exercício da profissão.

No ano do centenário da profissão (19/11/2011) o dia 05 de novembro é sem dúvida, um dia de muita festa, mas também de reflexão para os Técnicos Agrícolas brasileiros que precisam verificar quais os caminhos a serem trilhados daqui para frente, no sentido de consolidar a sua profissão e participar ativamente do projeto de um país mais justo para todos.

Somente uma categoria profissional que reúne entre suas características históricas o pioneirismo, a capacidade de superação e o espírito empreendedor comemora 100 anos de atividade unida e atuante. Em um século os Técnicos Agrícolas se sentem parceiros da conquista da projeção internacional do desenvolvimento agrícola do país.

          Centenas de jovens Técnicos Agrícolas são formados todos os anos nas diversas regiões do país e muitos dos quais não têm conhecimento de conceitos elementares da legislação profissional, tampouco estudam, nas Escolas, disciplinas que contemplem as atribuições que regulamentam a profissão, dificultando na labuta do trabalho o seu exercício profissional.

         Apesar de todas as dificuldades enfrentadas na formação escolar, das constantes tentativas do corporativismo do CONFEA e CREA’s de frear o exercício das atribuições profissionais, os Técnicos Agrícolas, através de suas representações, têm buscado apoio no Judiciário para superação dos obstáculos.

          O dia 05 de novembro de 1968, não pode ser esquecido pelos mais de 300 mil Técnicos Agrícolas, distribuídos em todos os recantos do país, pela atitude pioneira do Presidente Artur da Costa e Silva de sancionar a Lei nº 5.524, que dispõe sobre o exercício da profissão, e pela firmeza dos Presidentes João Batista Figueiredo (1985) e Fernando Henrique Cardoso (2002), que regulamentaram a profissão pelos Decretos nº. 90.922 e 4.560, respectivamente, dando sentido material para o Técnico Agrícola possa exercer suas atribuições em igual com as outras profissões.


Uma pergunta que deveria ser feita por todos os brasileiros: “Você já almoçou hoje? Então agradeça ao produtor rural e também aos Técnicos Agrícolas que estão lado a lado trabalhando na produção de alimentos”.  


Finalizando, podemos afirmar com segurança que sem o trabalho permanente do profissional Técnico Agrícola, o Brasil não seria o celeiro agrícola que é hoje, produzindo para abastecer o mercado interno e ainda gerando divisas com as exportações, que marcam sobremaneira a nossa balança comercial, graças a fortaleza do setor agropecuário.

         O Movimento Nacional dos Técnicos Agrícolas, representado pela FENATA e, nos Estados, pelos Sindicatos e Associações, vem nesta data agradecer à todos, que direta ou indiretamente contribuíram no reconhecimento da profissão e deseja aos Técnicos Agrícolas e seus familiares uma feliz comemoração pelo seu dia.Também nos sentimos orgulhosos em representar uma categoria tão aguerrida, tão determinada e que é incansável na busca no aperfeiçoamento profissional.


Porto Alegre 04 de novembro de 2011.


Téc. Agr. Mário Limberger
PRESIDENTE FENATA