terça-feira, 24 de maio de 2011

Curso de Pedologia em Areia

O II Curso de Pedologia (40h) coordenado pelo Prof. Roseilton Fernandes dos Santos e equipe.
O curso é resultado de parceria do Departamento de Solos e Engenharia Rural e Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, do CCA/UFPB, com a Embrapa Solos e constitui-se em uma excelente oportunidade para formação, complementação e,ou atualização de conhecimentos estudantes e profissionais sobre o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos.

Presidente do CREA/RN Responderá por improbilidade administrativa

Envolvidos responderão a ação de improbidade
O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) ingressou com ação de improbidade administrativa contra seis pessoas e o escritório de advocacia Marinho Pessoa Macedo Advogados Associados. De acordo com a ação, o escritório teria sido contratado irregularmente pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do RN (Crea/RN). Dentre os acusados estão o atual presidente do conselho, Francisco Adalberto Pessoa de Carvalho e o sobrinho dele, Ricardo do Rego Pessoa, que é um dos sócios do referido escritório.
O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou irregularidades em três contratações do escritório, realizadas pelo Crea/RN nos anos de 2006 e 2007. Segundo apurado, a primeira ocorreu sem qualquer procedimento de licitação ou dispensa. A segunda foi feita através de dispensa de licitação, mas com justificativa indevida. Já o terceiro contrato de prestação de serviços advocatícios foi firmado após licitação, que teria sido direcionada ao mesmo escritório. O valor total das contratações é de R$ 81.600. Vale ressaltar que o Crea/RN já contava com um advogado e três consultores jurídicos no quadro de pessoal.
De acordo com o MPF/RN, o escritório foi beneficiado por meio de contratações diretas e direcionamento de licitação pelo Crea/RN para prestar serviços advocatícios ordinários, que poderiam ser prestados pelos advogados e consultores jurídicos integrantes do quadro de pessoal. Para o MPF, a conduta representa afronta séria e evidente à Lei de Licitações e aos princípios que regem a Administração Pública.
Segundo os termos da ação de improbidade, "a razão para a prática das sucessivas ilicitudes é que o sócio do escritório, Ricardo Rego Pessoa, é sobrinho do réu Francisco Adalberto Pessoa de Carvalho, circunstância que comprova de uma vez por todas a intenção de beneficiar indevidamente um particular em detrimento do interesse público e de eventuais outros interessados".
Os quatro membros da comissão permanente de licitação do Crea/RN também respondem pelas irregularidades apontadas, uma vez que proferiram despacho autorizando as contratações. Caso a ação seja julgada procedente, todos podem ter os direitos políticos suspensos (exceto o escritório, por ser pessoa jurídica), além de serem proibidos de contratar com o poder público pelo prazo que a Justiça Federal estipular.
* Os réus não podem ser considerados culpados até o trânsito em julgado de sentença final condenatória.
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN
Fones: (84) 3232-3960 begin_of_the_skype_highlighting              (84) 3232-3960      end_of_the_skype_highlighting / 9119-9675

quinta-feira, 5 de maio de 2011

FENATA REALIZA ELEIÇÃO - GESTÃO 2011 A 2014

Porto Alegre, 28 de abril de 2011.


ELEIÇÕES DIRETORIA DA FENATA


Ao cumprimentá-los informo que concluímos e registramos a Chapa para as eleições da FENATA, gestão 2011/2014.


DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Mário Limberger (RS)
Vice-Presidente: Gilmar Zachi Clavisso (PR)
Vice-Presidente Jurídico: João Bosco Luz de Morais (GO)
Diretor de Relações Sindicais: Antônio Carlos Balbino (ES)
Diretor de Articulação Nacional: Gustavo José Barbosa (PB)
Diretor Secretário: Carlos Magno Ramos (RO)
Diretor Tesoureiro: Valdir Monegat (RS)
1º Suplente: Antônio Tiago da Silva (SC)2º Suplente: Jardel Massari (SP)
3º Suplente: Vilmar Cappellaro (PE)

CONSELHO FISCAL

Titulares:     Alberto Matheus Pires (DF)
                   Valdeci Moura da Costa (RO)
                   José Gonçalves do Nascimento (DF)
Suplente:      Paulo Afonso Melo (DF)



Procuramos equilibrar a composição da Chapa, tendo como visão de fundo as diferentes regiões do País. Foram contemplados, na nominata, colegas da iniciativa privada, serviço público, parlamentares e empreendedores. Enfim, temos a convicção de que todos estão representados na nova Direção da FENATA, cuja posse política será realizada no III Congresso Nacional, que ocorrerá em Bento Gonçalves (RS), no período de 27 a 31 de julho próximo.

Todas as informações sobre o processo eleitoral estão sendo divulgadas no site da FENATA (http://www.fenata.com.br/), link FENATA REALIZA ELEIÇÕES PARA ELEGER NOVA DIRETORIA, GESTÃO 2011-2014.

Atenciosamente,

Téc. Agr. Mário Limberger
Presidente da FENATA