quinta-feira, 14 de abril de 2011

Sindicato dos Técnicos Industriais manifesta Apoio ao MTA

Ofc. Gabinete n.º 010 Salvador, 14 de abril 2011
Para: MTA - Movimento dos Técnicos Agrícolas da Bahia
Assunto: Mobilização Política
Companheiros:
Técnicos Agrícolas
Prezados (as) companheiros (as), cumprimentamos a todos, ao tempo em que
parabenizamos a mobilização no sentido de buscarmos uma organização profissional
com vistas a efetiva valorização.
Vale ressaltar que esta luta é longa, mas de grande satisfação quando o Sistema
CONFEA/CREA´S de forma obrigatória vir a reconhecer a força dos técnicos industrias
e agrícolas, nos permitindo o devido acesso as decisões e participando das Câmaras e
do Plenário do CREA-BA.
Face a essa luta consideramos imprescindível a nossa parceria e integração,pois os
desejos e projetos são os mesmos.
Colocamo-nos a disposição e temos a certeza de breve encontro para formalizarmos
projetos conjuntos.
Atenciosamente,
Téc.
Sérgio Souza dos Santos
Presidente
Ilmo. Sr. José Robson Silva Oliveira
Técnico em Agropecuária
Presidente do MTA

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Fórum da Agricultura Familiar Baiano Cria PAuta de Reivindicação!


O Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF) esteve durante toda esta semana em estado permanente de mobilização. Aproximadamente dois mil agricultores/as, assentados/as, acampados/as, lideranças sindicais e representações das entidades e movimentos que integram o FBAF participaram da grande Mobilização pela Agricultura Familiar e Reforma Agrária na Bahia, realizada em Salvador/BA.
Para esta mobilização foi elaborada e aprovada uma Pauta de Reivindicações encaminhada ao Governo do Estado da Bahia e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, contendo proposições para que as importantes políticas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável, fortalecimento da agricultura familiar e a garantia do acesso a terra possam ser ampliadas e qualificadas na Bahia, gerando resultados mais efetivos para milhares de homens e mulheres do campo.
As mobilizações realizadas, que contou com a ocupação do INCRA e um grande protesto na Governadoria, que enfrentou, inclusive, a truculência da segurança, fez com que o Governador Jaques Wagner, falando para todos os presentes, se comprometesse em dar os devidos encaminhamentos as demandas, que, dentre as principais, solicita a implantação imediata da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar.
Quanto à pauta direcionada ao INCRA e MDA, esta será negociada em Brasília nesta quinta-feira (07/04), onde a Coordenação Executiva do FBAF se reunirá com o novo Presidente do INCRA e como o Ministro do Desenvolvimento Agrário.
Solicitamos que possam dar ampla divulgação ao documento anexo.
O FBAF convoca a todos/as que permaneçam mobilizados. Ainda precisamos concretizar as demandas apresentadas.
Vamos à luta! Precisamos construir um Brasil Rural com gente e gente feliz!
 
Atenciosamente,
 
Coordenação Executiva do FBAF

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mandado de Segurança contra o CREA-PB

Como é do conhecimento dos colegas a ação impetrada pelo Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado da Paraíba – SINTAG-PB contra o CREA-PB ano passado sofreu uma série de mudanças apartir de uma interpretação equivocada da Justiça Federal, fato que a sentença para redução da anuidade só teria validade para 2010, e o recurso pelo Sindicato impetrado não convenceu o Juiz de que a decisão seria também para os anos vindouros.
Desta forma, conforme decisão da última reunião de direção do Sindicato e da Associação Profissional dos Técnicos Agrícolas da Paraíba – APTA-PB, nós vamos impetrar uma nova ação neste início de mês para redução das anuidades e taxas do CREA-PB pela Associação.
É pertinente lembrar que ao sair a sentença favorável da Justiça Federal da Paraíba somente gozarão da decisão os sócios das Entidades que hoje se resume a um número pequeno de filiados.
Na próxima semana a APTA-PB estará ingressando na Justiça Federal da Paraíba contra o CREA-PB e toda a documentação necessária já está sendo organizada pelo Téc. Agr. Marlos Aurélio Pereira Pinto, presidente da Associação, com o apoio do jurídico da Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas - FENATA, Dr. André Fronza.

ELEIÇÃO DA FENATA, GESTÃO 2011 A 2014

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Trabalhador rural tem braço amputado após acidente em motor de sisal

Apesar de todos os esforços e investimentos feitos para prevenção de acidentes com motores de sisal , trabalhadores rurais continuam a serem mutilados em nossa região. Na manhã desta terça-feira, 29, Carlailson Ribeiro de Jesus, de 25 anos, morador da Fazenda Mucunã, zona rural de Jacobina, teve seu antebraço esquerdo dilacerado após sofrer um acidente em um destes motores.Segundo ele , tudo aconteceu muito rápido. Em um momento de distração, as pontas dos dedos de sua luva foram puxadas pelo motor , levando seu braço junto. Após o acidente, Carlailton relatou que não se lembra de mais nada, pois teria desmaiado de dor. Depois de seu braço ter sido retirado das engrenagens da máquina pelas pessoas que estavam no local, ele foi socorrido ao Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, em Jacobina, onde foi constatado que seu antebraço teria que ser amputado. A aperação durou cerca de uma hora e após terminado o procedimento cirúrgico, Carlailson foi internado na unidade hospitalar, ficando em observação.